Histórico e Perfil Corporativo

Histórico

A Iguatemi (anteriormente denominada La Fonte Empresa de Shopping Centers S.A.) foi constituída em 23 de maio de 1979 como uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada, tendo sido transformada em sociedade por ações em 11 de agosto de 1983. A Iguatemi é a empresa do Grupo Jereissati voltada para o segmento de shopping centers no Brasil, exercendo participação em empreendimentos que geram mais de 3.500 empregos diretos e mais de 25.000 empregos indiretos.

A Companhia, fundada por Carlos Francisco Ribeiro Jereissati, iniciou suas atividades no ramo de shopping centers com a aquisição, em 1979, de todos os ativos da Construtora Alfredo Matias S.A., que incluíam uma participação no Iguatemi São Paulo. O Iguatemi São Paulo foi o primeiro empreendimento desse tipo construído no Brasil, no ano de 1966, conforme citado no site da Associação Brasileira de Shopping Centers ("ABRASCE") (http://www.portaldoshopping.com.br/sobreosetor.asp). Atualmente, a Iguatemi detém uma participação efetiva de 57,75% no empreendimento.

Em maio de 1980, como parte de sua estratégia de crescimento, a Iguatemi inaugurou o Iguatemi Campinas, no qual é, atualmente, titular de 70,0% do empreendimento.

Em abril de 1983, a Companhia inaugurou o primeiro empreendimento na região Sul do Brasil, o Iguatemi Porto Alegre, no qual detém atualmente 36,0% e, em outubro de 1991, inaugurou o Praia de Belas, outro importante shopping center na região Sul do Brasil, no qual a Iguatemi possui 37,55% de participação.

Buscando consolidar sua estratégia em atender ao público de maior poder aquisitivo, inaugurou, em setembro de 1995, mais um shopping center na cidade de São Paulo, o Market Place, sendo este seu segundo shopping center na cidade de São Paulo e seu primeiro empreendimento imobiliário de uso misto, shopping com torres comerciais. A Iguatemi detém hoje uma participação de 100% no Market Place.

Em setembro de 1996, visando ingressar no mercado de consumo do Rio de Janeiro, a Companhia inaugurou o Iguatemi Rio. Ainda em 1996, inaugurou o Iguatemi Caxias do Sul, seu terceiro empreendimento na região Sul do Brasil. A Iguatemi detém atualmente uma participação pós-venda de 3,0% no Iguatemi Rio e uma participação de 8,4% no Iguatemi Caxias do Sul.

No ano de 1997, concluiu a construção de mais um empreendimento, o Iguatemi São Carlos, seu segundo shopping center no interior do Estado de São Paulo.

Em fevereiro de 2007, a Companhia abriu seu capital, captando aproximadamente R$ 550 milhões e tornando-se, portanto, a primeira companhia de shopping centers a ser listada na BM&FBovespa.

Em abril de 2007, foi inaugurado o Iguatemi Florianópolis, no qual a Companhia possui 30,0% de participação, consolidando definitivamente sua presença na região Sul do país (a Iguatemi comprou 20,0% das quotas do empreendimento que viria a ser o Iguatemi Florianópolis enquanto o shopping ainda estava em construção e 10,0% adicionais foram adquiridos após a inauguração do shopping).

A Companhia concluiu, em 27 de junho de 2007, a emissão de debêntures quirografárias, não conversíveis em ações. A emissão das debêntures e a oferta foram realizadas com base na deliberação da Reunião do Conselho de Administração realizada em 16 de maio de 2007. As debêntures representaram a 1ª emissão da Companhia. O valor total emitido corresponde a R$ 200 milhões, com a emissão de 20.000 debêntures ao valor nominal de R$10 mil cada, em série única, com prazo de 7 anos com vencimento no dia 1 de junho de 2014.

Em 2007, a Companhia também adquiriu dois novos empreendimentos, o Shopping Center Galleria no qual a Companhia possui participação de 50%, na cidade de Campinas, e o Esplanada Shopping Center, na cidade de Sorocaba, no qual a Companhia possui 38%, consolidando assim a sua presença no interior de São Paulo.

Em 2007, a Companhia também realizou três aumentos de participação nos seus shoppings existentes. Aumentou a sua participação em 33% no Iguatemi Rio (atingindo 60,7%), em 3,78% no Iguatemi Porto Alegre (atingindo 36%), e em 11% no Iguatemi São Paulo (atingindo 50,5%, totalizando os atuais 57,75%).

Em 2008, a Companhia aumentou a sua participação no complexo do Market Place em 68% (atingindo 100%) e comprando 100% das duas torres comerciais que estão acopladas ao shopping.

Em 25 de novembro de 2009, a Companhia sofreu uma alteração em seu controle acionário após realizar uma oferta pública de distribuição de ações 100% primária (follow-on), na qual captou aproximadamente R$ 410 milhões. Antes da oferta, o controlador detinha 54,46% do total de ações da Companhia e, após a oferta, passou a deter 53,91%.

No final de março de 2010, a Iguatemi inaugurou o Iguatemi Brasília. O Iguatemi Brasília onde a companhia detém 64% de participação, é o primeiro shopping center da Companhia na região e primeiro shopping center a carregar marcas internacionais fora do eixo Rio-São Paulo.

A Companhia concluiu, em 01 de março de 2011, a emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações. A emissão das debêntures e a oferta foram realizadas com base na deliberação da Reunião do Conselho de Administração realizada em 01 de fevereiro de 2011. As debêntures representaram a 2ª emissão da Companhia. O valor total emitido corresponde a R$ 330 milhões, com a emissão de 33.000 debêntures ao valor nominal de R$10 mil cada, em série única, com prazo de 5 anos com vencimento no dia 1 de março de 2016.

Em abril de 2011, foi inaugurado o Iguatemi Alphaville. A Iguatemi possui 78% do empreendimento e é a administradora do shopping.

A Companhia concluiu, em 01 de fevereiro de 2012, a emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações. A emissão das debêntures e a oferta foram realizadas com base na deliberação da Reunião do Conselho de Administração realizada em 4 de janeiro de 2012. As debêntures representaram a 3ª emissão da Companhia. O valor total emitido corresponde a R$300 milhões, com a emissão de 30.000 debêntures ao valor nominal de R$10 mil reais cada, em série única, com prazo de 6 anos com vencimento no dia 1º de fevereiro de 2018, com taxa de CDI + 1,00% a.a.

Em 14 de maio de 2012, a Companhia alienou a fração ideal de 65,0% da participação imobiliária detida, por meio de sua controlada CSC41 Participações Ltda., no Iguatemi Rio, pelo valor de R$ 196,8 milhões.

Em junho de 2012 foi inaugurado o JK Iguatemi. A Iguatemi possui 50% do empreendimento e é a administradora do shopping.

Em setembro de 2012 foi inaugurada a expansão do Shopping Center Galleria. A Iguatemi possui 50% do empreendimento e é a administradora do shopping.

Em dezembro de 2012, adquirimos 5% do Shopping Center Iguatemi São Carlos, elevando nossa participação neste shopping para 50%.

A Companhia concluiu, em 15 de fevereiro de 2013, a emissão de debêntures simples, em duas séries, nominativas e escriturais, não conversíveis em ações, da espécie quirografária. As debêntures representaram a 4ª emissão da Companhia. O valor total emitido corresponde a R$ 450 milhões, com a emissão de 40.000 debêntures na primeira série e 5.000 debêntures na segunda série nominativa ao valor nominal de R$10 mil cada, com prazo de vencimento em 15 de fevereiro de 2020 e em 15 de fevereiro de 2021, da primeira e da segunda série, respectivamente.

Em 2 de julho de 2013, a Companhia concluiu a oferta pública de distribuição primária de ações (follow-on) no valor de R$ 425.364.100,00.

Em 24 de setembro de 2013 inauguramos o IFashion Outlet localizado em Novo Hamburgo no estado do Rio Grande do Sul com 20.087 m² de ABL.

Em 30 de Setembro de 2013 inauguramos o Iguatemi Ribeirão preto no interior do estado de São Paulo, com 44.100 m² de ABL.

A companhia concluiu no dia 13 de novembro a aquisição dos 50% restantes do Shopping Center Galleria, agora a companhia passa a deter 100% deste shopping.

Em 17 de novembro de 2013, inauguramos a expansão do shopping Praia de Belas adicionando ao todo mais de 17 mil m² de ABL ao Shopping.

Em 18 de novembro de 2013 a companhia inaugurou o Iguatemi Esplanada, também no interior do estado de São Paulo com 39.550 m² de ABL.

No dia 11 de abril de 2014 compramos 14% do Shopping JK Iguatemi, elevando nossa participação para 64%.

Em 26 de abril de 2014, inauguramos o Iguatemi São José do Rio Preto no interior do estado de São Paulo com 42.125 m² de ABL.

No dia 30 de abril de 2015, entregamos a expansao do Iguatemi Campinas, que acrescentou 19.171 m² de ABL total à Companhia. O complexo do Iguatemi Campinas passa a ter 105,9 mil m² de ABL e se consolida como o maior shopping da Companhia (73.492 m² de ABL se não considerarmos o Boulevard Iguatemi, anexo ao empreendimento).

Em 31 de julho de 2015, adquirimos indiretamente 3,75% de participação no Shopping Pátio Higienópolis I (o Shopping Pátio Higienópolis é composto de duas partes, o Shopping I é a parte original do ativo, com 25,8 mil m² de ABL, e o Shopping II é a parte do ativo relacionada à expansão realizada em 2010, com 8,3 mil m² de ABL). Logo em seguida, em 1º de outubro de 2015, adquirimos uma participação adicional de 8,4% do Shopping Pátio Higienópolis da Fundação Conrado Wessel, passando a deter uma participação total de 11,2% no empreendimento.

Em setembro de 2015, entregamos a expansão do Iguatemi São Paulo, adicionando 1.188 m² de ABL total ao empreendimento.

Em 27 de abril de 2016, entregamos a expansão do Iguatemi Porto Alegre, adicionando 20.376 m² de ABL total ao empreendimento. Com esta expansão o shopping passa a ter um ABL total de 59.302 m². Logo em seguida, em Junho de 2016, entregamos a Torre Iguatemi Porto Alegre, aneja ao nosso shopping, com 10.692 m² de ABL total.

Atualmente, possuímos dois novos empreendimentos em desenvolvimento nas cidades de Tijucas (I Fashion Outlet Santa Catarina) e Nova Lima (I Fashion Outlet Nova Lima).

Perfil Corporativo

Somos uma das principais empresas full-service de shopping centers do país, em termos de ABL, e os detentores da marca mais reconhecida do setor (a "Iguatemi"), de acordo com estudos da BrandAnalytics entre os anos de 2008 a 2012. Possuímos participações em 17 shopping centers e um outlet (dos quais 16 shopping centers e um outlet estão sob nossa administração) e 4 torres comerciais, que totalizam aproximadamente 746 mil m² de ABL total. Nossos shoppings estão voltados para o público de classes "A" e "B" e estão inseridos nos centros comerciais mais desenvolvidos do Brasil (regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste), em localizações privilegiadas nas principais cidades do país. Atuamos também no desenvolvimento de projetos multiuso, no entorno dos shopping centers, a fim de capturar as sinergias entre os shopping centers e tais empreendimentos.

Nossos principais shopping centers - Iguatemi São Paulo, JK Iguatemi, Iguatemi Campinas e Iguatemi Porto Alegre - estão entre os dez maiores aluguéis por metro quadrado do Brasil, entre os concorrentes com capital aberto, sendo que o Iguatemi São Paulo possui o segundo aluguel por m² mais elevado da América Latina, segundo dados da Cushman & Wakefield (Main Streets Across The World, 2014-2015) e dados de companhias abertas do setor. Nossa carteira de shopping centers e a consistência dos serviços que prestamos aos nossos lojistas e consumidores nos permitiram criar a marca de shopping centers mais reconhecidas do Brasil e a 24ª marca mais valiosa do país, segundo pesquisa da Istoé Dinheiro (As 50 Marcas Mais Valiosas do Brasil, 2017).

Fechar
Fechar